top of page
  • Foto do escritorMariana Benante

Posso ter mais de uma empresa no meu nome?

Atualizado: 16 de jul. de 2021

Pergunta super frequente entre os empreendedores donos e futuros donos de empresas. ⠀

A resposta para esta pergunta é DEPENDE!


De modo geral, é possível sim que o empresário/empreendedor tenha dois ou mais negócios em seu nome sim, porém há ressalvas e diferentes cenários que deverão ser analisados.


Inicialmente, toda a transação irá depender de diversos fatores, como se o interessado já possui uma empresa aberta e análise de qual tipo empresarial será mais vantajoso para o novo empreendimento, por exemplo:

▫️ Se for MEI (Microempreendedor Individual): Não, não é possível ter ou ser sócio de outra empresa participando de MEI. Assim, o empreendedor que optar por esse tipo empresarial não pode ser proprietário de qualquer outro tipo de empresa. Para poder participar de mais de uma empresa em seu nome ou participar de um empresa como sócio (de uma limitada, por exemplo) o empresário deverá iniciar um processo de desenquadramento do MEI, (após o desenquadramento, será possível entrar em outra empresa ou fazer parte de uma outra empresa, desde que siga as regras da nova modalidade.)

▫️ Caso seja EIRELI (Empresário Individual de Responsabilidade Limitada) ou Empresário Individual (EI): Não poderá abrir uma nova empresa com esse mesmo tipo societário, porém poderá integrar como sócios em LTDA ou ter uma EIRELI e uma EI;

▫️Nas SOCIEDADES LTDA (Limitadas): não há restrição à quantidade de sociedade de que o sócio venha a fazer parte. Entretanto, se a participação societária for superior a 10%, a soma do faturamento de todas as empresas das quais é sócio, não deverá ultrapassar o teto do Simples Nacional (que é de R$4,8 milhões de receita bruta anual). Se ultrapassar esse valor, pelo menos uma das empresas terá que sair do regime (do Simples Nacional).


Assim, é possível que o empreendedor tenha dois ou mais negócios em seu nome, entretanto há ressalvas e diversas análises de cenários quanto ao tipo empresarial, para que isso seja possível.

452 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page